segunda-feira, 19 de abril de 2010

Depois da Manutenção e da eliminação da Taça o que mudou ?

Acordo quase todos os dias a pensar o que poderemos fazer para motivar estes atletas para uma ponta final de campeonato igual ao que havíamos produzido até á eliminação da taça Algarve com o Farense.
Analisando a situação vejo que muita coisa mudou desde então !
O elevado número de jogos levou a uma subcarga em alguns jogadores nucleares, mesmo efectuando a rotatividade possível no plantel, surgiram algumas lesões impeditivas em posições nervlágicas, fruto também da inexistência de um tanque de massagens, de condições e vontade para fazer este tipo de trabalho de relaxamento.
O termino dos treinos por volta das 22 horas, durante 4 dias por semana, faz com que o jogadores cheguem a casa por volta das 22.30/22.45 para jantarem e estarem com a s suas famílias. Este facto aliado ao inverno mais rigoroso que este ano fomos sujeitos provocam o inevitável desgaste em todos os intervenientes.
A impossibilidade de nos deixarem ir mais além. Foi notória a maneira habilidosa utilizada para não nos deixarem chegar mais além. O nome do clube ainda é muito pequeno no panorama do futebol Algarvio, ainda mais pelo facto de sermos recém promovidos à 1ª divisão distrital.
Em caso de duvida especialmente nos embates com os nomes mais sonantes deste campeonato fomos sempre, e repito sempre, prejudicados. Não ponho em causa os árbitros Algarvios de quem tenho um respeito enorme, e reconheço muita competência em muitos deles. Mas as nomeações e as desnomeações e as indicações que recebem, por vezes causam suspeita.
A equipa sentiu que não conseguiriam chegar acima do 5 lugar e esse facto aliado à derrota frustrante com o Farense, num jogo presenciado por cerca de 2500 pessoas, onde fizemos um grande jogo e acabamos por perder no na marcação da 18ª grande penalidade, levaram a um abrandar mais do que natural no subconsciente destes atletas.
Vejamos um exemplo de uma equipa profissional como é o Rio Ave, que depois de andar muito tempo em 4/5/6 lugar na super liga, nos últimos jogos tem feito resultados menos positivos, fruto de algum abrandamento segundo o que tenho lido.
A eliminação da taça foi quanto a mim o momento mais marcante da época, lembro-me que nesse dia levei bem 1/2 hora a percorrer os cerca de 20 Km que distam entre o campo e a minha residência. Nessa noite não esqueço as muitas mensagens de recebi, especialmente a do capitão de equipa, que afirmava que sentir um orgulho enorme em pertencer a este grupo e a ser liderado por seres humanos como nós. No dia seguinte logo pela manha, começaram a chover telefonemas e quase todos eles retratavam a mesma situação, ninguem havia dormido. Aqui recordo o atleta Bablina que enviou-me um msm retratando que não tinha dormido só de pensar que os colegas de equipa estariam a ver e a rever o jogo toda a noite sem que o sono deles se apoderasse.
Por tudo isto e agora que faltam 3 jogos para terminar, acordo a pensar em estratégias motivadoras para estas semanas, que de alguma forma mantenham este grupo de amigos no lugar de destaque que merecem, através dos excelentes espectáculos que tem proporcionando por esses campos fora.

Toni Seromenho

2 comentários:

Anónimo disse...

Analise muito correcta sem beliscar ninguem, espero que continuem para o ano e aprendam com alguns erros que cometeram este ano.
Eu foi daqueles, que sou socio e tb chorei no dia da taça.
Fazam o melhor que poderem até ao fim é o que vos pedimos.

Anónimo disse...

Aproveito esta oportunidade para dar os parabéns a todos vós equipa técnica e jogadores por uma boa época em que dignificaram o Odiáxere. Momentos bons foram claramente superiores aos menos bons, agora é natural que se queira sempre mais, mas isso também considero que seja a vontade de todos. Vamos todos colaborar para fazer um clube ainda mais forte e unido para as próximas épocas.
Teixeira